Buscar
  • Lu Zanatta/Estrategiacom

CTG Querência promove Ronda Crioula e outras atividades, de 7 a 20 de setembro


Crédito da foto: Leonardo Cardoso

O CTG Querência e outras entidades tradicionalistas encerrarão o Desfile Cívico e receberão do Prefeito Municipal Constantino Orsolin uma centelha do Fogo Simbólico, que será a chama a ser guardada até o dia 13, quando inicia a Semana Farroupilha.

O patrão do CTG Querência Gilnei do Nascimento fará frente ao grupo de cavalarianos, para o traslado da Chama, do centro da cidade até o Parque de Rodeios Saiqui, quando será aberta oficialmente a semana de Ronda Crioula.

Tradicionalmente, desde 1996, uma personalidade é homenageada pelos seus feitos junto ao Querência e ao tradicionalismo, com o título de Guardião da Chama e, neste ano, Moacir Cardoso terá essa honra. Um grande tradicionalista, que foi patrão do Querência, coordenador da 27ª Região Tradicionalista, idealizador de importantes cavalgadas, entre outros feitos. A "guarda" é, na realidade, a "guarda da centelha", uma vez que, retirada do Fogo Simbólico no encerramento da Semana da Pátria, permanece aos cuidados do CTG Querência até o dia 13, quando começam, verdadeiramente as festividades da Semana Farroupilha, de 13 a 20, passando a partir daí, denominar-se "Chama Crioula", mas desde seu início, em Canela, a cada ano, levando em conta serviços prestados no meio tradicionalista, os homenageados - independentes da forma como é chamada a Ronda – foram e são os verdadeiros "guardiões da tradição".

Na primeira noite de Ronda Crioula, após a cerimônia oficial, que contará um pouco da história do Guardião da Chama, ocorrerá show com os músicos canelenses, talentos da terra, Emílio Fogaça e Bruno Rauber e, jantar. De 8 a 12, os piquetes de laçadores de Canela, serão responsáveis pelos jantares com boia campeira e, a cada noite, o homenageado apresentará um tema, trazendo convidados que o acompanharam em sua trajetória. Todos os jantares, inclusive do dia 7, ocorrerão a partir das 19h30, no salão de baile do Parque de Rodeios Saiqui, aberto a comunidade, com valor de R$ 20,00.

No dia 13, ocorrerá o encerramento da Ronda Crioula, às 18h30, quando os peões e prendas do Querência e de outras entidades, a cavalo, farão o traslado da Chama Crioula do Parque de Rodeios Saiqui até o Centro de Feiras, onde ocorrerá os festejos da Semana Farroupilha, a cargo da Prefeitura Municipal.

Um Torneio Farroupilha ocorrerá no Parque de Rodeios Saiqui, nos dias 14 e 15 próximos, com disputas de laço individual e em dupla, com premiação em dinheiro.

Na programação social, Os Tiranos animarão o fandango na noite de 13 e, Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande, no dia 20, ambos com início às 23h, no salão de baile do Parque de Rodeios Saiqui.

Para encerrar a Semana Farroupilha com chave de ouro, o CTG Querência, sempre com o apoio dos piquetes de laçadores e entidades tradicionalistas, promoverá Missa Farroupilha às 10h, na Igreja Matriz e, um grande Desfile, com a presença das invernadas artísticas e cavalarianos, saindo do Parque de Rodeios Saiqui, às 14h, passando pelo centro da cidade.

115 visualizações
Contato

Endereço de Correspondência

R. Boa Ventura García, 85, unidade F3 - Condomínio Vista do Centro - B. Santa Terezinha - Canela/RS - CEP 95.680-000

Tel: (54) 3282-9793
​Cel: (54) 99978-5810

estrategia@estrategiacom.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca Ícone Blogger

© 2020 por Estrategia Comunicação e Marketing